© 2016 Criado por Emerson A Ciociorowski. Todos os direitos reservados. 

Com prefácio de Abílio Diniz, o livro de estréia do coach Emerson A. Ciociorowski, da Editora Idéias & Letras, dirige-se ao executivo, mas consegue atingir um amplo público ao apresentar questões e reflexões que tratam da busca maior do homem: a felicidade.

 

Reconhecer limites, tomar decisões, definir prioridades são alguns dos desafios diários de todo executivo. Não só: são questões que se impõem no dia-a-dia de qualquer pessoa. Foi sob essa perspectiva que Emerson A. Ciociorowski escreveu “Executivo, o super-homem solitário”, por isso o autor consegue alcançar não só o profissional, mas também o homem – e a mulher -- que tem que se vestir de “super-herói” todos os dias para enfrentar a vida.

Nancy Campos

“Refletir e entender quais são os nossos diferentes papéis no mundo e como eles interagem é um constante exercício para uma vida mais feliz. Não por acaso, essas preocupações, cada vez mais presentes nas mentes e nos corações das pessoas, estão entre os temas que Emerson Ciociorowski aborda em Executivo, o Super-homem Solitário”, escreve Abilio Diniz na abertura da obra.

Reflexões sobre os desafios diários dos executivos são a essência do livro de Ciociorowski. Ele parte do princípio de que, na hora de tomar decisões, sejam pessoais ou profissionais, mesmo rodeados de pessoas, estamos sempre sós. “O momento de assinar um papel, uma ordem, uma separação, são momentos só seus. E você, ninguém mais, é responsável por sua vida e seus atos”, afirma o autor.

Como decisões no mundo corporativo costumam afetar um grande número de pessoas, Ciociorowski aproveita sua experiência de administrador e consultor para dar uma série de recomendações.

Primeiro, o profissional precisa ter serenidade para, então, sentir confiança em si mesmo. Segundo, não decida nada precipitadamente – é preciso flexibilidade e cabeça fresca para analisar a situação. Respeitar a intuição também é importante em momentos de decisão. “Se errar, o mundo não irá acabar. Mas decida com sabedoria”, diz.

Considerando as pressões diárias, ele recomenda que, sempre que possível, falar francamente com uma pessoa de confiança. Segundo o autor, ao expressarmos medos e inseguranças, elas tendem a diminuir a ansiedade. A busca de um profissional também pode ajudar nesse processo.

Ciociorowski observa que no, mundo globalizado, é alto o nível de exigências e demandas que recaem sobre os profissionais. Neste ambiente, as emoções não têm lugar. “Quando ingressamos numa organização não podemos ter medos, superstições, descontroles nem sermos emotivos”, observa. Por isso, ele defende que os executivos quebrem o paradigma de que ser emocional é ser mais fraco.

A busca do equilíbrio pessoal e profissional é a linha mestra do livro. Portanto, o autor lembra da importância de administrar a ansiedade e o stress, planejar a carreira sem querer “controlar o mundo” e usar o riso e a atividade física como antídotos para o mau humor e a depressão, como comprovam estudos científicos citados na obra.

O consultor conclui que a vida profissional deve ser encarada por uma perspectiva mais ampla. “Tenho a firme convicção de que estamos aqui para ser felizes e realizar algo para nós e para os outros. Estamos aqui para nos desenvolver e contribuir. O cosmos está preparado para nos dar aquilo que queremos”.

Cada pessoa, a seu modo, busca um caminho para a felicidade e é para essas pessoas que Emerson escreve. Nessa obra, encontraremos não exatamente essa receita, mas os ingredientes que podem nos ajudar a alcançar esse objetivo”.

Abilio Diniz

"A maior contribuição de Ciociorowski é propor uma reflexão sobre os hábitos que a globalização e o mundo corporativo moderno nos exigem, vinculados às suas conseqüências diretas em nossa saúde e em nossas vidas pessoais. O autor trata o tema de forma universal, nunca desassociando o profissional do ser humano. Uma leitura prazerosa, na qual o executivo dos tempos atuais certamente se identificará".

Klaus Behrens

Presidente do Conselho do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Presidente do Conselho de Supervisão da Henkel Mercosul

"O autor escreveu esse belo ensaio, utilizando palavras ditadas pelo coração. DICAS construídas ao longo de (mais) de 12 anos, sustentadas em estudos e atuação, foram vivenciadas por ele mesmo e por quem ele auxiliou através de seu trabalho. A SABEDORIA implícita no livro, está clara quando ele passeia por Yoga e Buckingham..etc e ao final escreve:  “como recomendação, duvide de tudo que leu nesse livro”. Enxergue-se nessas páginas, e avalie o quanto está “bonito(a)” por dentro".

 

Joel Falcão

Leitor e cliente

Este trabalho é fruto da reflexão do autor a partir da sua primeira obra e seu impacto com os leitores onde ficou claro o interesse das mulheres e a necessidade de um livro com uma abordagem diferenciada para o universo feminino.

Através de pesquisas e informações coletadas com suas clientes de coaching, além de pesquisas divulgadas na internet, Emerson trabalhou em cima de uma vasta bibliografia sobre comportamento, neurociência e gestão corporativa, além de agregar pesquisas realizadas por diversos órgãos voltados ao estudo sobre mulheres ao redor do mundo.

O trabalho de Emerson ao longo de quase 30 anos dentro do ambiente corporativo, ora como empregado, ora como consultor e nos últimos 16 anos como pioneiro na atividade de “coaching” no Brasil, resultou em um rico material que pretende provocar a leitora seja ela executiva, empreendedora, profissional ou dona de casa.

 
Amalia Sina se identificou com a obra na medida em que tendo sido presidente de três empresas multinacionais e agora gerindo seu próprio negócio,  cita como a escalada da carreira pode trazer o sentimento de solidão, apesar das pessoas ao seu redor.
É o que ela chama de “solidão coletiva”.

"O livro de Emerson Ciociorowski - “Executiva, a heroína solitária”,  é uma obra completa sobre o universo feminino e toda sua força e possibilidades. A ascensão da mulher ao posto profissional de Executiva ainda pode ser vista como uma conquista recente desta virada de século. Proporcionar uma análise aprofundada sobre nossas características naturais, do comportamento às particularidades da liderança da mulher no meio corporativo, significa podermos compartilhar com o mundo um raio-x de nossos valores, sentimentos, desafios e sabedoria.  Quando se conhece um assunto a fundo, nos tornamos mais ricos. Bem-vindos ao mundo de uma Executiva. Leitura recomendadíssima".

 

Chieko Aoki

Presidente, Blue Tree Hotels

“ Os homens também deveriam ler esse livro, já que mais do que vencer a si mesmas,  as mulheres travam a maior luta para vencer os preconceitos, medos e disputas do universo masculino. Esta leitura trará para os homens uma possibilidade de melhor entender as mulheres contribuindo de maneira efetiva para um melhor relacionamento na vida pessoal e profissional.

                                                                                                                Lincoln Seragini

Presidente da Seragine Farné Guardado - Branding, Design e Innovation

Esta obra classificada pelo autor, como uma provocação singela ao leitor, é fruto de um workshop criado e ministrado por Emerson A Ciociorowski que traz um extrato de experiências e reflexões dos participantes.

A partir dessas experiências conectadas com frases, pensamentos e metáforas de grandes pensadores como Ghandi, Fernando Pessoa e Dali Lama, entre outros, o autor busca criar o caminho para a reflexão do que seja o seu equilibrio e qualidade de vida

Como co-autor

Com Marília Gabriela no GNT
Entrevista com Leila Navarro